A amortização de um financiamento imobiliário é uma estratégia que pode ser extremamente vantajosa para quem quer quitar um imóvel em menos de 30 anos: prazo máximo que o banco oferece.
Amortizar é o mesmo que reduzir o valor original da dívida, ou seja, reduzir o seu débito total.
Se o devedor consegue guardar um dinheiro extra por mês, seja um 13º salário, férias, etc; é aconselhável utilizar essa quantia para reduzir sua dívida.
Para isso, o ato mais comum é o de adiantar pagamentos, fazendo com que se possa deixar de pagar taxas e juros que estavam inseridos nas prestações.
Sobrou dinheiro e você quer amortizar mais uma parte da sua dívida, além do que já paga mensalmente? Você pode.
O banco pode te dar duas opções:
Menor prazo de financiamento, pagando uma quantidade menor de parcelas e, portanto, quitando mais rapidamente.
Menor valor dos boletos, o que vai diminuir suas parcelas mensais, mas mantém intacto o prazo de financiamento.
A opção recomendada por especialistas é a amortização por prazo, já que assim o cliente deixa de pagar boa parte dos juros porque o banco vai “emprestar” aquele dinheiro por menos tempo do que os anos planejados inicialmente.
Os bancos, de maneira geral, costumam oferecer simulações e a própria amortização por aplicativo ou pelo Internet Banking, além de ser possível requerê-la pessoalmente, na agência bancária.
É o que ocorre com a Caixa, por exemplo. Nesse caso, é preciso baixar o aplicativo “Habitação Caixa” para realizar os trâmites, como abater o saldo devedor ou saber como usar o FGTS para amortizar financiamento.
Gostou de aprender um pouco mais sobre como amortizar financiamento na Caixa? Deixe sua dúvida nos comentários.
Muito instrutivo