Quando o assunto é financiamento imobiliário, a principal dúvida do trabalhador autônomo ou profissional liberal é: “Posso financiar um imóvel mesmo sem ter carteira assinada?” e a resposta é SIM, você pode.
A comprovação de renda é um dos processos mais importantes para a aprovação de um financiamento imobiliário, afinal essa é a forma que o banco tem de analisar e garantir que a quitação do imóvel será feita de maneira segura.
As principais maneiras de um autônomo comprovar renda são:
* Declaração de imposto de renda (IR): mesmo que o trabalhador autônomo seja isento do pagamento de impostos, a declaração anual do imposto de renda serve como um comprovante de rendimento. Por isso é importante manter essas declarações em dia.
* Extratos bancários: existem algumas dicas para que o trabalhador autônomo utilize a sua movimentação bancária como um comprovante de renda. Por exemplo, é interessante usar somente uma conta para registrar essas movimentações, evitar utilizar o limite do banco e manter essa conta sempre ativa.

Também é possível comprovar renda por meio do Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA). Um documento emitido por Pessoa Física que comprova a prestação de atividade remunerada, seja para uma empresa ou contratante particular.
Essas são algumas das formas possíveis de comprovar renda para conseguir entrar no processo de financiamento imobiliário.
Hoje em dia, o trabalhador autônomo pode ter o crédito aprovado com mais facilidade, receber boas condições de pagamento e até obter juros e prazos mais baixos, já que os bancos querem atingir mais pessoas para serem beneficiadas, tanto físicas como jurídicas.
Show!
💯💯
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Show
Show , dá pra ter uma noção mais precisa.