top of page
  • Valéria Amorim

Qual a renda ideal para financiar um imóvel?




Para conseguir a aprovação de um financiamento imobiliário, o cliente passa por uma análise criteriosa do banco.


Um dos pontos a serem verificados é se a sua renda é o suficiente para arcar com uma dívida que na maioria dos casos é a longo prazo.


Vale ressaltar que os bancos, normalmente, liberam até 80% do valor do imóvel. Além disso, o valor mensal das parcelas do financiamento não pode ultrapassar 30% da renda familiar.


Aliás, esse é um dos motivos para que os bancos realizem a análise de crédito do solicitante.



Qual a renda ideal?


É preciso entender que não existe um valor mínimo de renda para financiar um imóvel.


Para simplificar, o valor da renda familiar necessário para financiar um imóvel varia de acordo com o custo da propriedade, junto à quantidade de parcelas.


Contudo, no caso do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, uma grande vantagem é ter uma renda menor. Pois, quanto menor for a renda familiar, mais benefícios do programa você pode conseguir.


Além do mais, o MCMV atende pessoas com renda de até R$ 8 mil.


Como calcular?


Uma das formas de saber se você tem uma renda mínima para financiar um imóvel é fazendo uma simulação com um corretor imobiliário.


Nessa simulação, você vai descobrir o imóvel que encaixa no seu bolso, respeitando o seu orçamento.


Você confere também o custo do imóvel, uma estimativa do valor das parcelas e se tem direito ao subsídio (desconto) do Minha Casa Minha Vida.



E se minha renda não for suficiente?


Se você perceber nas simulações que não alcança a renda mínima, você pode recorrer a composição de renda com mais alguém da sua família ou amigos.


Ao juntar o seu salário com pessoas de sua confiança você terá mais poder de compra, e consequentemente, uma possível aprovação do financiamento.


A composição de renda faz com que as parcelas do financiamento caibam dentro da renda somada.


Vale lembrar que todos que entrarem para compor renda com você precisam estar comprometidos com o pagamento das prestações e no final serão considerados proprietários do imóvel juntamente com você quando o financiamento dor quitado.


Como funciona a composição de renda?


Geralmente, o banco vai solicitar a documentação necessária de todas as pessoas que vão compor renda com você. Depois, a instituição fará uma análise de crédito de todos.


É importante lembrar que ninguém pode ter restrições cadastrais ou nome sujo em nenhum órgão de proteção de crédito.


Contudo, se todos forem aprovados, a lei determina as prestações do financiamento não podem ultrapassar 30% da renda mensal deles somada (com os comprovada por holerites, declaração de imposto ou extratos bancários).


Outro ponto importante é o cuidado com a idade dos seus parceiros da composição de renda. Isso porque, se algum deles for mais velho, pode limitar o prazo de pagamento aprovado, o período do financiamento.


Atualmente, a regra do tempo de financiamento máximo é que esse prazo é somando à idade do comprador mais velho não exceda 80 anos e seis meses.



Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page